5.6.09

IMPORTANTES DICAS PARA VIDA PROFISSIONAL




• Em tempos de crise, como os atuais em que vivemos, o respaldo de um Coach pode ser de grande ajuda e fazer toda a diferença, pois além de fornecer-lhe suporte para passar por esse momento com menos dificuldade, ainda o auxilia a aproveitá-lo para se fortalecer.
Richard Nixon, ex-presidente dos Estados Unidos, disse: “Em uma crise, esteja consciente do perigo, mas identifique a oportunidade.” No entanto, o que ocorre muitas vezes em momentos tais como esse é, encará-lo com pessimismo, e segundo outro importante nome da história, Winston Churchill, ex-primeiro-ministro britânico, “Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade.”
O processo de Coaching promove a percepção e criação de opções e, quanto mais opções de escolha estiverem disponíveis, mais poderosa a pessoa se torna e menos vítima da situação. Isso ocorre pois, ela vai adquirindo controle sobre sua própria vida e percebendo que é totalmente responsável por ela e por todas as escolhas que faz.
É trabalhada também, a visão de mundo quanto aos acontecimentos “positivos e negativos”. Uma pessoa otimista tende a generalizar os acontecimentos positivos que acontecem em sua vida e a enxergar os negativos como exceções, além disso, percebe-se como ativa e responsável por tudo o que lhe ocorre. Uma pessoa pessimista utiliza a fórmula contrária, generaliza os acontecimentos negativos, vê os positivos como exceções e, muitas vezes responsabiliza as circunstâncias e/ou os outros pelos seus fracassos. Com isso, fica estagnada, sem possibilidade de ação, uma vez que acredita que os insucessos lhe são comuns, assim como os outros culpados pelas coisas ruins a sua volta. Ou seja, coloca-se sem saída!
A realidade é subjetiva, pois depende inteiramente da interpretação e vivência que fazemos dela. As convicções que se tem são a origem de todo o sucesso ou fracasso pessoal.
Dizem que Deus embrulha seus presentes em um papel chamado problema, e é função do Coach, auxiliar seu Coachee a perceber isso, assim como capacitá-lo a desembrulhar esses presentes.
Permita-se a oportunidade de expandir sua visão, aumentar sua gama de opções e agir com maior excelência!
Todas as vezes que você passar por problemas difíceis e continuados se não tomar muito cuidado pode entrar num "ciclo de angústias". Uma rotina de sofrimento terrível. Também conhecida como “Gostar de sofrer”. E o estado depressivo é justamente a acomodação neste ciclo. Em minhas palestras pelo Brasil já fiz muitas referências aos meus tempos de dificuldades (que às vezes ainda voltam), passando apertos financeiros, dilemas familiares e necessidades em diversos níveis; sei também de outras pessoas que passaram ou estão passando por graves problemas de saúde, familiares, profissionais , sentimentais. Pode ser que você, neste momento, esteja bem no meio de uma turbulência, e seria muito egoísmo de minha parte não compartilhar com você um pouco das ajudas que recebi e das atitudes que tomei para enfrentar aqueles difíceis anos de tendências à me entregar à tristeza e a depressão. Os meus 10 passos estão misturados e destacados à minha narrativa.

(1) UM FATO DETERMINANTE, Enquanto estamos lutando contra a depressão, o que você pensa é o que determina a qualidade do seu dia. Você decide se vai ou não usar, naquele dia, a sua mente com pensamentos bons ou ruins. Você não percebe, mas acha que todo pensamento é inevitável. Mas não é.

(2) Temos que tomar o controle de nossos pensamentos, ou seja, pensamos aquilo que queremos. Deixamos fluir apenas aquilo que nos interesse. Mantemos na mente apenas aquilo que, por uma análise rápida, consideramos benéfico. Lembro-me de um dia muito interessante em meu processo de luta contra a depressão: A Companhia de energia havia cortado minha luz. Levaram inclusiva o relógio (dias antes eu havia religado a energia por conta própria, revoltado com a situação), Tive naquele momento duas alternativas: 1. Me revoltar novamente e alimentar sentimentos de rancor, angústia e vingança; 2. Planejar um jantar a luz de velas e demonstrar à minha família as vantagens do banho gelado. (Engraçado não é?) Pois é, mas foi o que eu fiz, (3) me decidi pela segunda alternativa (FAÇA ISSO VOCÊ TAMBÉM), tomamos banho gelado e fizemos um jantar à luz de velas. Cantamos, contamos histórias e fomos dormir como uma família.

(3) O DIA SEGUINTE: Pensei com calma em alternativas para o problema, busquei conselhos e em 48 horas estava com minha energia religada. As decisões do dia anterior deixaram minha mente pronta para decidir de forma produtiva e objetiva no dia seguinte.

SUA MANEIRA DE ENXERGAR AS SITUAÇÕES, DETERMINA O QUANTO AQUELA EXPERIÊNCIA VAI INFLUENCIAR SUA VIDA. POSITIVA OU NEGATIVAMENTE!

VIGIAR OS PENSAMENTOS, COLOCAR UM ALARME CONTRA PENSAMENTOS INÚTEIS OU DESTRUTIVOS.


(4) Você deve também pensar que há muitas pessoas que estão passando pelos mesmos plobremas que você, e até bem maiores, portanto não você está sozinha(o) nisso. Como disse, é muito importante vigiar os próprios pensamentos; quem sabe a origem da sua depressão é apenas um montinho de areia da praia. Se você olhar para seu cotidiano pode descobrir seu exato tamanho. Também pode valorizar tanto seus problemas que se tornará um “world trade center” ou um “Pão de açúcar” se destacando em meio a paisagem; Cuidado pra não “se achar” o problemático da hora.

(5) Resistência. Pouca coisa consegue superar uma boa resistência. Já teve a experiência de não querer fazer algo? Na adolescência por exemplo? Seus Pais diziam: Faça isso; Você dizia não quero... Mas fazia. Isso pode ter durado algum tempo, mas se você se mostrou resistente durante aquele período, meso fazendo, certamente seus Pais cederam e você não teve que fazer mais. Falo de algo genérico. Mas de forma específica temos que demosntrar RESISTÊNCIA contra os pensamentos, desejos e ações auto-destrutivas; Resistir, dizer a si mesmo NÃO vou ceder a autopiedade. NÃO vou ceder ao rancor. NÃO vou ceder a amargura. NÃO vou ceder ao passado, NÃO vou ceder a saudade, NÃO vou ceder a tristeza e por aí vai. (5) Quais tem sido seus maiores inimigos nesta batalha? Identifique-os e RESISTA.

(6) SEJA ÚTIL, de forma muito prática e objetiva, pergunte-se: O que há de importante para se fazer por aqui? ONDE? Na família, na vizinhança, entre os amigos, no bairro, no condomínio, na cidade, no país, no planeta, em minha própria vida...
...Encontre espaços onde você pode e deve ser útil e começe algo. Torne sua vida que já é importante em uma vida cada dia mais útil; Quer uma dica pra hoje? Pense em 5 COISAS (1 para cada) que você pode fazer na semana para cooperar com:

Um vizinho(a);
Um amigo(a);
Um Parente;
Um desconhecido;
Você.

Pense no que fazer, como fazer, quando fazer e faça; Não quero deixar a idéia de que a depressão se combate com ativismo, mas a falta de uso de uma vida nobre (a sua) pode trazer constrangimento à sua alma.

(7) MUDE SUA MANEIRA DE ENCARAR A VIDA, Como você tem vista a vida até agora? Um perde e ganha? Um campo de batalha? Lutando pelo que? Por sua vontade? Por seus instintos? Pela submissão dos outros? Pela apreciação dos outros? Pra ser ouvido? Pra fazer e fazer? COMO VOCÊ NCARA A VIDA? Centrada em uma ou algumas pequenas batalhas, como acima mencionadas? OU a Vida é tudo isso e muito mais. Perceba as áreas de sua vida que ficaram esquecidas. Pare e pense sobre isso, encontre essas áreas e começe a investir nelas, se decidir que vale a pena;

(8) Exercite a mente, começe uma empreitada para aprender. Sim, aprender é uma das atividades mais saudáveis que existe e um dos maiores remédios contra a depressão e a sensação de vazio. Quando aprendemos começamos a enxergar a vida sob outros prismas. Aprender nos ajuda a alcançar nossos horizontes. Estimula nossa criatividade. Nos coloca em condições de agir. Escolha um tema, um livro ou quem sabe um curso. Aprenda. Decida ter o aprendizado como uma de suas atividades frequentes. Na minha luta, nos tempos mais difíceis, todo mundo podia me ver com um livro nas mãos. Estava sempre lendo. Uma das coisas que aprendi foi desenvolver site (nada excepcional) mas aprendi os segredos. Aprimorei meu Inglês. Muito deste aprendizado tenho utilizado em minha vida e em minha profissão até os dias de hoje. E repito a dose com frequência. Tornei-me um estudioso frequente. Exercito minha mente diariamente. Tento aprender algo novo a cada dia. Isso tem sido uma verdadeira fortaleza mental pra mim e para os que me cercam. Também tenho tomado o cuidado de não me transformar em um “sabe tudo”. Aquele cara chato que tem respostas pra tudo, que já fez de tudo, que conheçe tudo. Isso é deprimente. Mas tento ser útil com o que aprendo.

(9) Receba os traumas da vida como situações “Naturais e inevitáveis” pois a vida é assim mesmo. Os adéptos do “Não sofrimento” na verdade demonstram um grau muito grande de imaturidade e covardia. Não existe vida sem processos. E todo processo traz mudanças, sofrimentos e resultados. O Seu processo está acontecendo agora. O do outro já passou ou ainda virão outros. A questão é entender nosso processo de crescimento. Se livrar das situações difíceis da vida quando for possível, é bom, mas melhor ainda é reconhecer que estas são inevitáveis e que o grande segredo da felicidade está em aprender a lidar com as situações. Receba esta oportunidade de crescer e depois que o temporal passar analise o que aprendeu e como poderá usar para a felicidade dos outros e a sua própria.

A experiência da depressão é uma das mais ricas que o ser humano pode passar. Não aconselho que entre nela. Mas se já entrou, começe o caminho de volta, traga algumas impressões encontradas no fundo do poço. Suba devagar pra não escorregar. Ignore os ecos da subida, são apenas ecos. Segure-se firme nas 9 (nove) cordas que te lançei (ou outras mais que possa conseguir), ao encontrar outros na subida, compartilhe algumas cordas e ajuste-os, não se esqueça de olhar pra cima, existe luz na entrada do poço, ela está sempre em cima porque é de lá que as mãos mais poderosas do mundo estão te segurando. Você sabe quem, não é?

(10) Confie, acredite, tenha fé!


FRASES:
• Os homens nasceram para ter sucesso, não para falhar.
Henry David Thoreau
• Nada acontece até que eu o faça acontecer.
Autor desconhecido
• Quando alguns atingem grande sucesso, é prova para todos que os outros também conseguem.
Abraham Lincoln
• As pessoas raramente vêem os passos dolorosos que o sucesso mais insignificante tem.
Anne Sullivan
• O único sítio onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.
Mark Twain
• Não deixe o que não consegue fazer interferir com o que consegue.
John Wooden
• Os melhores sucessos vêm após os maiores desapontamentos.
Henry Ward Beecher
• É apenas uma questão de fazer o que sabe da melhor forma que consegue e não se preocupar o que o outro irá fazer.
John Amos
• Existe apenas um sucesso. Se capaz de passar a vida da forma que quer.
Christopher Morley
• O que tentaria fazer se soubesse que não podia falhar?
Robert Schuller
• O sucesso parece ser uma questão de agarrar o que outros deixaram cair.
William Feather
• A pessoa que acorda e descobre que atingiu o sucesso, não esteve a dormir.
Wilson Mizner
• O sucesso normalmente aparece àqueles que estão demasiado ocupados para o procurar.
Henry David Thoreau
• O sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos todos os dias.
Robert Collier
• Não desista de tentar fazer aquilo que realmente quer fazer. Quando há amor e inspiração, eu penso que não pode falhar.
Ella Fitzgerald
• O sucesso não é a chave para a felicidade. A felicidade é a chave para o sucesso. Se amar o que faz, terá sucesso.
Albert Schweitzer
• Faça um pouco mais todos os dias do que aquilo que pensa poder fazer.
Lowell Thomas
• As pessoas raramente têm sucesso exceto se estiverem a divertir-se com o que estão a fazer.
Dale Carnegie
• O sucesso é nunca pensar em ser? ‘.
Karrie Huffman
• São precisos 20 anos para ter sucesso da noite para o dia.
Eddie Cantor
• O sucesso é ter o que quer, a felicidade é querer o que tem.
Dave Gardner
• O primeiro e mais importante passo em direção ao sucesso, é o sentimento de que podemos ter sucesso.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial