7.5.09

RELACIONAMENTO


Saber se expressar e cultivar as boas relações sociais é a chave para sua ascensão profissional.
Pouca gente sabe, mas a arte de se relacionar bem com as pessoas é um dos principais fatores de sucesso na vida, sobretudo no mundo corporativo. Pois é, de nada adianta você ser um profissional competente se não souber atuar em equipe e criar harmonia no ambiente de trabalho.
Inteligência Social é a habilidade de se relacionar com as outras pessoas e conquistar sua cooperação.
As dificuldades de convivência com os colegas são responsáveis por dois terços das demissões nas empresas, de acordo com um estudo da Harward. Isso explica por que pessoas altamente profissionais e competentes na função acabam sendo demitidas e outras - nem tão competentes assim - permanecem, conseguindo promoções e melhores oportunidades de carreira.
É aí que entra a Inteligência Social, uma combinação entre sensibilidade, necessidades e interesses alheios, sendo chamada por vezes de radar social: uma atitude de generosidade e consideração, além de um jogo de habilidade prática para ter êxito ao interagir com as pessoas em quaisquer circunstâncias.
Listamos 8 dicas básicas para que você tenha sucesso nas relações sociais. Pratique-as e sinta a diferença!
COLOQUE-SE NO LUGAR DO OUTRO Em todos os sentidos. Respeite os outros, não fazendo com eles o que não quer que façam com você. Isso é empatia, a difícil arte de se colocar no lugar do interlocutor.
EVITE OS JULGAMENTOS Inevitavelmente somos levados a avaliar as pessoas, a observar seu comportamento e a identificar semelhanças e diferenças com relação a nós mesmos. Mais que isso, temos a tendência de classificar como bom/ruim,certo/errado, aprovo/desaprovo os comportamentos, traços e idéias alheias.
LIBERTE-SE DE PARADIGMAS Para sociabilizar-se bem é preciso saber se comunicar. O grau de eficiência em fazê-lo pode, no entanto, variar amplamente. Um indivíduo, por exemplo, não conseguirá ter sucesso na comunicação se não for capaz de compreender o conceito de valor e seu impacto sobre as relações.
PASSE CREDIBILIDADE Tal habilidade é uma decorrência natural de um histórico, da coerência, da firmeza, da segurança e da previsibilidade que oferecemos aos outros. Sua reputação cria condições de aceitação e compreensão. Precisamos, desse modo, zelar para que seja um real patrimônio.
APRENDA A SE EXPRESSAR Os outros têm de saber o que queremos. Freqüentemente, esperamos que eles adivinhem. Assim, o chefe não explica ao subordinado qual é o seu objetivo; a mãe não diz ao filho o que realmente espera dele; o amigo insinua o que gostaria que o outro fizesse. É importante expressar com clareza e de modo direto o que desejamos.
DESENVOLVA O PODER DA ATRATIVIDADE Há pessoas que não conseguem atrair outros. Têm nelas algo que cria barreiras, que afasta ou que impede a aproximação. O que muita gente não sabe, no entanto, é que é possível administrar os comportamentos que geram antipatia e simpatia.
RESPEITE OUTRAS CULTURAS A informação é e sempre será uma grande aliada para quem vislumbra o sucesso nas relações do mundo corporativo. Se você acaba de integrar o staff de uma empresa, procure se informar sobre os seus valores culturais.
CULTIVE O BEM Por fim, boa comunicação é, antes de mais nada, compromisso com os outros. Ela não pode se transformar em exercício de manipulação e controle, sob o risco de por as relações a perder.
O verdadeiro compromisso, tem de estar atrelado ao bem, ao interesse de todos, à promoção do que é melhor. Ele pode ser expresso em 3 'Bs':
Boa intenção: querer o bem, o certo, o melhor para todos; Boa vontade: ter a paciência que os relacionamentos exigem, fazer o esforço necessário para entender e aceitar os outros, aprimorar as relações constantemente; Boa educação: manter a elegância e a diplomacia em qualquer situação, pois isso é a base do entendimento.
Podemos concluir que competência técnica não é tudo, e que aqueles que não têm uma boa aptidão para criar relacionamentos acabam tendo menores chances de sucesso

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